quinta-feira, 29 de abril de 2010

A Fotografia em Sala de Aula


Desde os primórdios da humanidade, o homem procurou registrar os principais acontecimentos do seu meio através da imagem. Primeiro grafava nas pedras pinturas rupestres que demonstrava o modo de vida de cada grupo, foi assim por muito tempo... Em 1826 o francês Joseph Niepce fez um trabalho que resultou na foto em preto e branco, mas não muito nítida.

Em 1839 o físico inglês Willian Fox Talbot inventou o processo fotográfico usado até os dias atuais.

As primeiras câmeras eram grandes e em 1888 o norte-americano Georde Eastman inventou a câmera pequena Kodak, o que possibilitou que milhares de pessoas registrassem cenas familiares, fatos noticiados etc.

Atualmente existem máquinas fotográficas digitais que substituiram as analógicas. Nosso objetivo era mostrar momentos particulares da vida dos alunos, já que a fotografia retrata o belo, o inusitado, o momento real, exclusivo e único sob o olhar do fotógrafo.

A importância da fotografia vai além das fronteiras e do momento em si fotografado.

Com uma visão na área artística, em suas diversas formas, a Profª Lenice Azevedo, idealizou este trabalho sobre a fotografia que foi realizado pelos alunos do 7º ano “A” da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Medeiros Cunha.

No primeiro momento os alunos fizeram a pesquisa através da internet, registraram um pouco sobre a história da fotografia e logo após montaram painel, com fotos dos mesmos em vários momentos de suas vidas e fotos de paisagens retiradas de revistas e documentários. Nosso objetivo era mostrar momentos particulares sobre a vida dos alunos com imagens do ontem e da atualidade.

O trabalho foi maravilhoso, considerando o desempenho e a participação de todos os alunos.



Nenhum comentário: