sexta-feira, 25 de abril de 2008

PROJETOS DE DANÇA



PROJETO DE DANÇA "RAÍZES DO SERIDÓ"

XAXADO

O nosso Projeto tem como objetivo maior o resgate da Cultura Nordestina veiculada a uma necessidade sócio-educativa de nossas crianças e adolescentes.
Considerando como prioridade dentro do trabalho de resgate da baixo-auto estima desses alunos, é que está incorporado o caráter da evolução cultural e educativa dos mesmos. Seu desenvolvimento se dá numa proposta de articulação entre aspectos relevantes no contexto trabalhado: rendimento escolar, socialização e evolução cultural.
O xaxado é uma dança nascida no seio do sertão, nas caatingas secas castigadas pelo sóis ardentes, praticados por cangaceiros, homens rudes condenados por uma questão social.
Seu nome foi dado devido ao som do ruído que as sandálias dos cangaceiros faziam ao arrastarem sobre o solo durante as comemorações celebradas nos momentos de glória do grupo de “lampião”.
Originalmente dançado apenas por homens, o Xaxado agora recebe também participação de mulheres. Elas representam a figura de Maria bonita, um tanto quanto responsável pela valentia de lampião.
O Grupo de Danças “Raízes do Seridó”, é um grupo para-folclórico que viabiliza as aprendizagens de nossos educandos e contribui para o desenvolvimento e a emancipação destes em nossa sociedade. Desenvolvido numa parceria entre a Escola Municipal Profª Maria de Lourdes Medeiros Cunha e a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS). O projeto conta com dois monitores 01 (um) coreógrafo 01 e (um) assistente pedagógico, responsável por três aspectos trabalhados: rendimento escolar, socialização e evolução cultural. A equipe pedagógica é composta por 02 (dois) psicopedagogo e 01 (um) pedagogo, responsáveis pelo acompanhamento total do grupo.

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.